top of page

Visibilidade Trans

Foram realizadas, até hoje, duas edições do Curso de Formação Política da Setorial LGBT da FENED (Federação Nacional de Estudantes de Direito), como resultado de um avanço para a visibilidade e maior articulação na pauta da opressão – em suas diversas formas de manifestação – nos espaços da Federação, nas Universidades e, consequentemente, na sociedade.

 

O primeiro CFP LGBT ocorreu em Brasília-UNB (2012) e, no ano seguinte, em Curitiba/Matinhos-UFPR (2013), direcionado não só aos estudantes e militantes do curso de Direito, mas também a militantes LGBT's de outros movimentos sociais interessados em se aprofundar nas temáticas propostas.

 

Dando continuidade aos estudos anteriores, o III CFP LGBT da FENED trará o debate (T)* - há muito invisibilizado nos aspectos políticos e identitários dos movimentos LGBT. O ano de 2015 traz novos mandatos políticos, ao mesmo tempo em que perduram pautas e demandas importantes para a população (T)*, como a aprovação da Lei João W. Nery (Lei de Identidade de Gênero Brasileira) e a redução da idade mínima para início do tratamento de hormonização. Além disso, torna-se cada vez mais relevante a discussão sobre a questão (T)* no contexto das outras formas de opressão, privilegiando uma visão abrangente e transversal que fortaleça a luta de todos os grupos oprimidos.

 

Nesse cenário, o III CPF LGBT vem suprir a demanda por um espaço de debate, produção de conhecimento e fortalecimento das redes de militância em torno da população (T)* e dos rumos dos movimentos LGBT como um todo. A proposta do curso é justamente o aprofundamento, de modo crítico, do conhecimento acerca de temas atuais e relevantes ligados xs LGBT's, envolvendo o Direito, o próprio movimento social e suas mazelas. O formato de imersão em que o evento é realizado permite uma maior convivência e troca entre xs participantes, gerando e fortalecendo novas redes de conhecimento, solidariedade e reivindicação política.

bottom of page